Comunicação Acadêmica, é um elemento currículo da área da Sociologia, ele é um material que está sendo disponibilizado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções que estão destacadas, são consideradas as respostas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.
Pergunta 1
Assinale a alternativa que NÃO se refere à estrutura da resenha.
Resposta correta!
A leitura averiguativa é a única leitura necessária para produzir tanto a resenha informativa quanto a crítica.
No primeiro parágrafo, deve-se apresentar o título do texto base e seu autor.
O nome do resenhista deve ser colocado do lado direito, abaixo do título, e a identificação deve ser colocada em nota de rodapé.
Devem ser apresentadas as credenciais da autoria do texto: títulos, qualificação e funções.
A resenha crítica é elaborada a partir da leitura de dois textos: um texto base e outro complementar.
Pergunta 2
O que são fichamentos e quais são os mais comuns?
Fichamentos são registros das informações de artigos científicos exclusivamente. Organizadas em fichas, elas apresentam citações diretas, sínteses do texto (ou resumo) e comentários. São comuns as fichas de indicação bibliográfica e síntese.
Os fichamentos registram opiniões sobre determinado conteúdo estudado. São comuns as fichas de indicação bibliográfica e de citações.
Fichamentos são textos apresentados em forma de síntese. Usa-se apenas o de síntese e o bibliográfico no meio acadêmico.
Resposta correta!
Fichamentos são registros de informações bibliográficas, anotações sobre tópicos da obra, citações diretas, juízos valorativos a respeito da obra, resumo ou síntese do texto, comentários. São comuns as fichas de indicação bibliográfica, de assunto ou síntese e de citações.
Fichamentos são os registros das leituras sobre determinado assunto. Eles servem como importante recurso para a avaliação do professor. São comuns os fichamentos de síntese.
Pergunta 3
Em relação à resenha descritiva e crítica, pode-se dizer que:
I. Ambas são textos contínuos, divididos em parágrafos, que expõem as ideias principais do autor do texto base.
II. A forma da resenha descritiva equivale à da síntese, mas acrescenta o parecer do autor da resenha.
III. Ambas não devem ser escritas em terceira pessoa, mas em primeira.
IV. A resenha descritiva está dividida em duas partes: ideias do texto base e posicionamento do resenhista, assim como a crítica. Esta, no entanto, acrescenta a comparação de dois ou mais textos e a partir daí o resenhista emite seu parecer.
Estão corretas:
Todas as alternativas estão corretas.
Resposta correta!
I, II e IV.
II e III.
I e II.
Pergunta 4
A estrutura da resenha crítica segue algumas particularidades. É, portanto, correto afirmar que:
Resposta correta!
Além do texto base, a resenha crítica exige pelo menos um texto complementar. Faz-se a leitura analítica de cada um dos textos e segue-se o passo a passo da estrutura da resenha do primeiro texto (o texto base). Quando o resenhista finalizou a etapa com o primeiro texto, deve seguir o processo com o segundo texto. Deve-se fazer uma leitura sintópica, mencionando os pontos semelhantes e divergentes entre os textos. Só então o resenhista apresenta o seu posicionamento em relação às informações colhidas nos dois textos.
A resenha crítica segue uma estrutura independente. Ela não deve seguir os mesmos passos da resenha descritiva. Segue, portanto, esta estrutura: usa-se apenas um texto, faz-se a leitura sintópica e apontam-se todos os pontos que são importantes e irrelevantes sobre ele. A crítica é baseada em pontos irrelevantes do texto base que devem ser “julgados” pelo resenhista.
A resenha crítica utiliza um texto base e pelo menos mais um texto complementar. Depois segue com o posicionamento do autor em torno dos dois textos. É importante ressaltar que a posição do resenhista é desnecessária. A crítica deve mostrar o que o texto base apresenta em relação à estrutura, aos conceitos, à metodologia empregada, e o texto complementar deve ilustrar esses aspectos.
Assim como a resenha descritiva, a crítica segue os mesmos passos. Opta-se, no entanto, por dois textos, dos quais se faz a leitura analítica e a sintópica. Após sintetizar ambos os textos, colocam-se apenas os pontos convergentes entre os textos e citam-se exemplos dessa convergência considerando apenas o texto complementar. Finaliza-se com a opinião sobre o texto base.
A resenha crítica tem na estrutura os apontamentos de um texto base e de um complementar, além do posicionamento do resenhista. No entanto, apenas o texto base deve ser criticado. O texto complementar serve como ilustração das informações que o texto de base não aprofundou.
Pergunta 5
Escrever é uma arte e, no texto acadêmico, não poderia ser diferente. Marque a única alternativa que NÃO constitui como estrutura preponderante ou marca linguística a ser observada.
Resposta correta!
Narração e descrição.
Estrutura de frase e parágrafo.
Coerência e coesão do texto.
Operadores argumentativos.
Articulação lógica das ideias.
Pergunta 6
Todo texto acadêmico possui marcas importantes que o definem. Quais são essas marcas ou características que devem ser observadas na produção?
Objetividade, verbos somente no passado, concisão, precisão, emprego da terceira pessoa, notas de rodapé, clareza, ética, referências.
Emprego da primeira pessoa; impessoalidade, verbos no presente, subjetividade; concisão, precisão, clareza, ética, notas de rodapé, citações e referências.
Resposta correta!
Emprego da terceira pessoa; impessoalidade, verbos no presente para dissertar e pretérito perfeito para relatar experiências, objetividade; clareza, concisão, precisão, ética, notas de rodapé, citações e referências.
Emprego da terceira e primeira pessoa, verbos no passado apenas, impessoalidade, notas de rodapé, citações e referências.
Emprego da primeira pessoa, objetividade, impessoalidade, ética, clareza.
Pergunta 7
Uma das características do artigo científico é:
A presença de um título que não deve corresponder ao conteúdo desenvolvido. Ele é definido tão logo se delimite o tema do trabalho.
A coerência, que é necessária, mas dispensa a coesão das ideias.
Resposta correta!
A redação, que se concretiza pela construção de paráfrases – “conversas” entre os autores – e pelo uso moderado de citações diretas e indiretas.
Primar por uma linguagem simples e correta, preferencialmente coloquial.
O local de publicação: jornais, revistas ou periódicos especializados. O mais comum atualmente é a publicação em folders.
Pergunta 8
Na produção de textos acadêmicos, deve-se observar alguns aspectos linguísticos.
Sendo assim, das alternativas abaixo, aponte a única que NÃO corresponde ao que se espera na produção acadêmica.
A estrutura de parágrafo “quase padrão” (com tópico frasal, desenvolvimento e conclusão) serve principalmente para os textos dissertativos e argumentativos, pois se espera o máximo de clareza e coesão nessas estruturas textuais. Nos textos narrativos, por exemplo, a estrutura pode ser bem distinta.
Coerência é o sentido do texto estabelecido pelo leitor com base em seu conhecimento de mundo e nas pistas e sinalizações deixadas pelo autor. A coesão, por sua vez, é o próprio conjunto formado por essas pistas e sinalizações.
Resposta correta!
As frases curtas são as mais indicadas na maioria dos textos comunicativos, pois são mais próximas da língua oral, como é o caso do texto jornalístico e do acadêmico.
Redatores habilidosos alternam frases de construção e extensão variadas, conforme seu estilo pessoal e as características do texto que estão produzindo.
Na estrutura de parágrafo, é muito comum fazer-se uma declaração inicial para, em seguida, desenvolver-se os argumentos ou apresentar-se as exemplificações que sustentem a declaração.
Pergunta 9
Um dos artigos mais usados na graduação é o de revisão, pois ele leva o estudante a ler vários autores sobre determinado assunto e dissertar reflexivamente sobre ele. Assinale a alternativa correta em relação ao artigo de revisão.
É necessário escrever o artigo em primeira pessoa, uma vez que se trata da visão do autor do texto e não das leituras que foram feitas.
Um dos objetivos do artigo de revisão é apresentar uma análise crítica de outro texto, podendo ser redigido em linguagem informal.
O título do artigo de revisão deve ser o primeiro a ser escolhido, pois é ele que vai definir o conteúdo a ser desenvolvido.
Resposta correta!
A redação do artigo de revisão exige rigor científico, por isso em sua estrutura devem transparecer a clareza, a concisão e a objetividade, e em suas ideias deve-se evitar adjetivos inúteis, palavras supérfluas, repetições e prolixidade.
O artigo de revisão é publicado em livros destinados a alunos de nível superior apenas.
Pergunta 10
Sobre a técnica de relatório, a introdução é a apresentação do texto. Ali estão contextualizadas as informações que serão encontradas no restante do processo.
Quais são as informações que devem aparecer neste tipo estrutura?
Resposta correta!
Tema do trabalho;
Justificativa;
Objetivo;
Solicitante;
Local de realização do processo;
Metodologia;
Amostra (material);
Tempo utilizado para a elaboração do relatório.
Notação importante
Estas questões são voltadas para professor, universitário, estudante do ensino médio ou do ensino fundamental. Caso você queira sugerir melhorais estamos pontos em aceitar suas colocações. Toda ajuda será bem-vinda. Ajude respondendo as questões acima para contribui com o aprendizado dos estudantes e demais pessoas que procuram nossa plataforma para melhorar seus conhecimentos. Faça seu comentário enriquecedor, cresça e ajude outros crescerem em graça e em conhecimento.