Comunicação Acadêmica, é um elemento currículo da área da Sociologia, ele é um material que está sendo disponibilizado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções que estão destacadas, são consideradas as respostas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.
Pergunta 1
Identifique os tipos de leitura com base na função que exercem.
_________________: consiste em leitura rápida de todo o texto. Tem-se como objetivo responder às perguntas “Qual o título do livro/texto? Quem o escreveu? Qual a fonte? Sobre o que fala o texto/livro? O processo efetiva-se com anotações estruturais.
_________________: propõe-se a refletir sobre o significado dos dados. Consiste em analisar as partes do texto/livro. Entre os objetivos estão “resgatar as ideias principais do texto; entender a tese e os argumentos”. O processo efetiva-se com anotações conceituais.
_________________: faz anotações dialéticas, utilizando argumentos para discutir informações sobre determinado assunto de, no mínimo, dois textos. Compara informações de diferentes autores, apontando convergências e/ou divergências entre eles.
Com base nas informações sobre os tipos de leitura, os termos e a sequência correta, considerando a ordem de aplicação, é:
Leitura sintópica, analítica e informativa.
Leitura analítica, sintópica e averiguativa.
Resposta correta!
Leitura averiguativa, analítica e sintópica.
Leitura investigativa, comparativa e minuciosa.
Leitura averiguativa, sintópica e analítica.
Pergunta 2
Em relação à resenha descritiva e crítica, pode-se dizer que:
I. Ambas são textos contínuos, divididos em parágrafos, que expõem as ideias principais do autor do texto base.
II. A forma da resenha descritiva equivale à da síntese, mas acrescenta o parecer do autor da resenha.
III. Ambas não devem ser escritas em terceira pessoa, mas em primeira.
IV. A resenha descritiva está dividida em duas partes: ideias do texto base e posicionamento do resenhista, assim como a crítica. Esta, no entanto, acrescenta a comparação de dois ou mais textos e a partir daí o resenhista emite seu parecer.
Estão corretas:
Todas as alternativas estão corretas.
Resposta correta!
I, II e IV.
II e III.
I e II.
Pergunta 3
O que é e para que serve a paragrafação?
Paragrafação é o registro das ideias de cada parágrafo do texto em tópicos. Esses tópicos não necessariamente são frases completas, mas informações fiéis resgatadas do texto que serão usadas na produção de novos textos.
A paragrafação consiste em escrever com duas frases o que trata o parágrafo do texto. Ela ajuda a resumir o texto.
Resposta correta!
A paragrafação é a técnica que acompanha a leitura analítica na compreensão do texto. De cada parágrafo, extrai-se a ideia-chave que se escreve em uma frase gramaticalmente correta. O conjunto de frases do texto facilita a produção da síntese e demais subgêneros acadêmicos.
Paragrafar é tirar a essência do texto, preocupando-se em registrar as ideias do texto em uma linha apenas, independentemente do número de parágrafos.
Paragrafar é compreender as partes do texto, registrando as ideias em frases. Não é necessário preocupar-se com a correção gramatical das ideias, pois elas não serão utilizadas na produção de resenhas críticas e artigos. A técnica serve para gravar as informações do texto base.
Pergunta 4
Na produção de textos acadêmicos, deve-se observar alguns aspectos linguísticos. Sendo assim, das alternativas abaixo, aponte a única que NÃO corresponde ao que se espera na produção acadêmica.
Coerência é o sentido do texto estabelecido pelo leitor com base em seu conhecimento de mundo e nas pistas e sinalizações deixadas pelo autor. A coesão, por sua vez, é o próprio conjunto formado por essas pistas e sinalizações.
Na estrutura de parágrafo, é muito comum fazer-se uma declaração inicial para, em seguida, desenvolver-se os argumentos ou apresentar-se as exemplificações que sustentem a declaração.
Resposta correta!
As frases curtas são as mais indicadas na maioria dos textos comunicativos, pois são mais próximas da língua oral, como é o caso do texto jornalístico e do acadêmico.
A estrutura de parágrafo “quase padrão” (com tópico frasal, desenvolvimento e conclusão) serve principalmente para os textos dissertativos e argumentativos, pois se espera o máximo de clareza e coesão nessas estruturas textuais. Nos textos narrativos, por exemplo, a estrutura pode ser bem distinta.
Redatores habilidosos alternam frases de construção e extensão variadas, conforme seu estilo pessoal e as características do texto que estão produzindo.
Pergunta 5
Todo texto acadêmico possui marcas importantes que o definem. Quais são essas marcas ou características que devem ser observadas na produção?
Emprego da primeira pessoa, objetividade, impessoalidade, ética, clareza.
Resposta correta!
Emprego da terceira pessoa; impessoalidade, verbos no presente para dissertar e pretérito perfeito para relatar experiências, objetividade; clareza, concisão, precisão, ética, notas de rodapé, citações e referências.
Emprego da primeira pessoa; impessoalidade, verbos no presente, subjetividade; concisão, precisão, clareza, ética, notas de rodapé, citações e referências.
Emprego da terceira e primeira pessoa, verbos no passado apenas, impessoalidade, notas de rodapé, citações e referências.
Objetividade, verbos somente no passado, concisão, precisão, emprego da terceira pessoa, notas de rodapé, clareza, ética, referências.
Pergunta 6
Um dos artigos mais usados na graduação é o de revisão, pois ele leva o estudante a ler vários autores sobre determinado assunto e dissertar reflexivamente sobre ele. Assinale a alternativa correta em relação ao artigo de revisão.
Resposta correta!
A redação do artigo de revisão exige rigor científico, por isso em sua estrutura devem transparecer a clareza, a concisão e a objetividade, e em suas ideias deve-se evitar adjetivos inúteis, palavras supérfluas, repetições e prolixidade.
O título do artigo de revisão deve ser o primeiro a ser escolhido, pois é ele que vai definir o conteúdo a ser desenvolvido.
É necessário escrever o artigo em primeira pessoa, uma vez que se trata da visão do autor do texto e não das leituras que foram feitas.
O artigo de revisão é publicado em livros destinados a alunos de nível superior apenas.
Um dos objetivos do artigo de revisão é apresentar uma análise crítica de outro texto, podendo ser redigido em linguagem informal.
Pergunta 7
Leia os trechos com atenção e identifique a técnica.
É uma descrição objetiva dos fatos científicos que ocorreram na pesquisa. Além disso, o pesquisador faz análise desses fatos para chegar a conclusões ou tomar decisões. Para os cursos de graduação e trabalhos de iniciação científica, esse subgênero textual se resume em quatro partes essenciais: introdução, pesquisa de campo, considerações finais e referências. No entanto, sua estrutura não é rígida, o que permite adaptações de acordo com a natureza, os objetivos e as especificidades. A técnica refere-se à/ao _____________.
Antes da redação do texto, informa-se os elementos bibliográficos, isto é, sua ficha técnica (sobrenome do autor, nome, título da obra, local de publicação, editora, ano, páginas resumidas). Essas informações referem-se à/ao __________, independentemente de ser texto informativo ou crítico.
Artigo – resumo
Artigo – relatório
Resumo – fichamento
Resposta correta!
Relatório – resumo
Relatório – síntese
Pergunta 8
O que são fichamentos e quais são os mais comuns?
Fichamentos são registros das informações de artigos científicos exclusivamente. Organizadas em fichas, elas apresentam citações diretas, sínteses do texto (ou resumo) e comentários.
São comuns as fichas de indicação bibliográfica e síntese.
Os fichamentos registram opiniões sobre determinado conteúdo estudado. São comuns as fichas de indicação bibliográfica e de citações.
Resposta correta!
Fichamentos são registros de informações bibliográficas, anotações sobre tópicos da obra, citações diretas, juízos valorativos a respeito da obra, resumo ou síntese do texto, comentários. São comuns as fichas de indicação bibliográfica, de assunto ou síntese e de citações.
Fichamentos são textos apresentados em forma de síntese. Usa- se apenas o de síntese e o bibliográfico no meio acadêmico.
Fichamentos são os registros das leituras sobre determinado assunto. Eles servem como importante recurso para a avaliação do professor. São comuns os fichamentos de síntese.
Pergunta 8
Assinale a alternativa que NÃO se refere à estrutura da resenha.
Resposta correta
A leitura averiguativa é a única leitura necessária para produzir tanto a resenha informativa quanto a crítica.
No primeiro parágrafo, deve-se apresentar o título do texto base e seu autor.
O nome do resenhista deve ser colocado do lado direito, abaixo do título, e a identificação deve ser colocada em nota de rodapé.
Devem ser apresentadas as credenciais da autoria do texto: títulos, qualificação e funções.
A resenha crítica é elaborada a partir da leitura de dois textos: um texto base e outro complementar.
Pergunta 10
Um artigo de revisão contém informações teóricas sobre determinado assunto. Sua estrutura segue algumas etapas. Aponte-as e contextualize cada uma delas.
Resposta correta!
Apreende-se cientificamente, que na hora de redigir uma redação de revisão; é cobrado neste tipo de artigo inflexibilidade, transparência, brevidade, clareza, concisão e a objetividade na qualidade da informação. Além disso, o texto deve ter ideias compreensíveis e sentidos no assunto que se possa entendê-lo Vale ressaltar, que os adjetivos que causam ruídos, devem serem descartados. Além do mais, as palavras desnecessárias, ou excessivas evitam-se, pois se constitui em prolixo.
Notação importante
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