A peneira é conhecida como um dos utensílios domésticos muito usado pela dona de casa, ela é confeccionada de aro de madeira ou de arame, e tem dimensões variadas. Seu fundo bojudo, é revestido de uma tela de seda, crina, arame ou de outro tipo de material. Toda dona de casa, possui uma em sua cozinha. Ela serve para separar pequenos objetos e fragmentos diversificados de dentro das substâncias, principalmente para separar de sucos, restos de sementes e bagaços das frutas que são trituradas em um moinho ou liquidificador. Ela também é usada em larga escala para separar dos cereais, restos de plantas e outros tipos de sujeiras como pedras e insetos. Dentro dela pode se lavar vários tipos de grãos. E assim por diante.
Mas por que explicar de que tipos de materiais é composta a peneira e mostrar quais as utilidades que ela têm? O objetivo, é fazer com que entendamos melhor o sentido espiritual que quero aplicar nessa narrativa textual, sobre a pessoa do hipócrita e como ele utiliza a peneira, para peneira da vida alheia, tudo o que ele ver que está errado.
A pessoa do hipócrita, dá de mão de vários tipos de ferramentas para poder prevalecer encima das pessoas. E uma delas é a peneira. Ele usa de sua confidente hipocrisia como uma peneira, para descobrir pequenos defeitos da vida alheia, porque só assim, ele tem um pretexto para ofuscar o brilho e a reputação das pessoas, que ele as considera como obstáculos aos seus ambiciosos projetos de poder e crescimento material, ou que pode ser uma personagem em grande potencial para reprimir suas mazelas e carnalidade.
Sobre a peneira do hipócrita, não passam ciscos, mosquitos, e outros pequenos ou minúsculos objetos, porque ela tem uma malhar mui pequena. Ou seja, ela têm os espaços tão pequenos e delicados, que não permitem passar nada que não faça parte das aspirações do hipócrita e de sua vontade.
Ao ver do hipócrita, sua peneira é perfeita. Mas ele não percebe e nem consegue ver (Mateus 23:24), que sua peneira não tem resistência, por ser tão sensível e delicada. Sendo assim, ela não suporta o peso de grandes objetos como uma saca de gêneros, um boi, ou camelo, porque ela se rompe com facilidade como disse Jesus (Mateus 23:24).
Vale lembrar, que a peneira do hipócrita, fica posicionada na aparelho fonador, que é um conjunto de órgãos responsáveis pela fonação humana, desse aparelho fazem parte: os pulmões, a taqueia, a laringe, os lábios, os dentes, as alvéolos, o palato duro, o palato mole, a parede rinofaríngea, a ápice da língua a raiz da língua e o nariz. É por meio desse conjunto de órgãos que o hipócrita coa o que ele acha interveniente à sua vida, e deixa passar o que lhe é conveniente.
A vida dos outros passa pela impiedosa peneira do hipócrita para ser avaliada, e se por acaso for encontrado algum cisco ou mosquito (defeito), já viu; a pessoa jamais terá paz e sossego na vida. O hipócrita na hora de tratar os defeitos da vida alheia, ele se esquece da recomendação da lei, que é exercer o amor, a misericórdia e a fé (Mateus 23:24).