Raciocínio Lógico, é um elemento currículo da área da Sociologia, ele é um material que está sendo disponibilizado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções que estão destacadas, são consideradas as respostas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.
Pergunta 1
Sobre o estudo da lógica é correto afirmar que:
1. Trata-se de uma disciplina dedicada apenas às ciências humanas, em especial à psicologia.
2. Preocupa-se em descobrir como o pensamento ocorre.
3. Trata-se de uma disciplina dedicada apenas às ciências exatas.
4. Consiste em treinar tarefas mecânicas para a solução de problemas de filosofia.
5. Contribui positivamente para a formação geral do estudante.
Pergunta 2
Os conectivos são os termos usados para formar novas proposições.
Marque a alternativa que apresenta o conectivo lógico representado de forma ERRADA:
se … então (→)
não (~)
e (^)
ou… ou… (↔)
ou (v)
Pergunta 3
Analise o silogismo a seguir e assinale a alternativa correta:
p1 = Hoje é sábado ou domingo.
P2 = Hoje é domingo.
q = Logo, hoje é sábado.
p2 é uma falácia
p1 e p2 são premissas e resultam na conclusão q
p1 e p2 são argumentos contraditórios
p1 é um sofisma
q é contraditório a p1 e p2
Pergunta 4
Marque (1) para “premissas”, (2) para ”inferência” e (3) para “argumento”, e assinale a alternativa correta.
(argumento) é a defesa de uma ideia; (premissas) é o suporte a uma ideia; é (racionar ou fazer conferências) é um processo mental.
3–2–1
3–1–2
1–3–2
2–1–3
1–2–3
Pergunta 5
No estudo sobre proposições verificamos que elas são sentenças declarativas, que nos permitem raciocinar corretamente na investigação da verdade. Exprimem um pensamento de sentido completo, e que assumem um dos seguintes valores lógicos:
1. Falso ou verdadeiro.
2. Positivo ou negativo.
3. Inconclusivo, falso ou verdadeiro.
4. Indeterminado, falso ou verdadeiro.
5. Indeterminado, positivo ou negativo.
Pergunta 6
Analise a sentença a seguir e assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente:
Conhecer as preferências do interlocutor, otimiza a escolha dos argumentos. Porém, há situações que não se conhece as preferências do interlocutor. Deve-se dar preferência aos argumentos que são reconhecidos como verdadeiros ou aceitáveis por qualquer um.
Neste caso temos que adotar:
1. Argumentos universais pera interlocutores ocultos.
2. Argumentos sequenciais para interlocutores ocultos.
3. Argumentos parciais para interlocutores universais.
4. Argumentos universais para interlocutores universais.
5. Argumentos sequenciais para interlocutores universais.
Pergunta 7
Sobre silogismo, sofisma e paradoxo, analise se as sentenças são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa correta:
V. O sofisma é um tipo de argumento lógico que aplica o raciocínio dedutivo para extrair uma conclusão de duas ou mais proposições, que se supõe sejam verdadeiras.
V. O Paradoxo é um argumento que não é válido, ou seja, um falso raciocínio lógico com aparência de verdadeiro.
F. Um silogismo é uma declaração que vai contra o senso comum, expectativas ou definições.
V; V; F
V; F; F
F; F; F
F; F; V
V; V; V
Pergunta 8
Para saber se uma proposição composta trata-se de tautologia, contradição ou contingência é necessário:
1. Analisar a construção da estrutura geológica das sentenças abertas.
2. Identificar o conectivo lógico da operação matemática a ser analisada.
3. Saber se uma proposição composta é uma operação lógica cambial.
4. Construir a tabela verdade da proposição composta passo a passo.
5. Analisar a sequência semântica da sentença na busca de evidências.
Pergunta 9
Ped 53 – Raciocínio Lógico
Analise a sentença a seguir e assinale a alternativa correta:
49 >5 + 20
● Trata-se de uma proposição com valor logico verdadeiro.
Pergunta 10
Analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:
*100 = 5×20*
● Trata-se de uma preposição com o valor verdadeiro
Notação importante
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