0

Com seu famoso livro, A Mente do Homem Primitivo, contribuiu Boas, provavelmente, mais do que qualquer outra pessoa tentou para fazer um esclarecimento geral sobre a questão da raça; chamaram-lhe a “Carta Magna da igualdade racial” (KARDINER & PREBLE, 1961, p. 152).

Com base nos estudos de Boas, assinale a afirmativa que mostra qual era a posição do autor quanto à relação entre raça e cultura:

• As raças são biologicamente diferentes e influenciam a cultura dos povos.
• As misturas das raças degeneram o ser humano e tornam as culturas inferiores.
• Boas separa raça de cultura, pois raça é desvinculada da mentalidade ou de qualquer traço cultural.
• Raça e cultura caminham juntas na evolução do ser humano.
• A cultura é determinada pela história particular de cada povo, que é motivada pela raça.

Sua resposta
Boas separa raça de cultura, pois raça é desvinculada da mentalidade ou de qualquer traço cultural.

Para Boas, a ideia de raça é uma ilusão teórica que não pode ser comprovada, pois, “haveria uma enorme variabilidade genética, mesmo em uma população considerada racialmente homogênea”, daí o absurdo científico de s e pensar em “raças puras”. Traços ou características que habitualmente s e associavam a uma determinada raça estariam, na verdade, presentes em várias outras. (CASTRO, Celso. Apresentação. In – BOAS, Franz. Antropologia cultural. Rio de Janeiro: Zahar. 2005, p.19).

Portanto, considerar que um tipo físico determina um certo tipo de cultura era um erro. Para Boas, a raça não poderia ser determinante da cultura como queriam os evolucionistas. Boas escreve: “Não acredito que se tenha dado até hoje qualquer prova convincente de uma relação direta entre raça e cultura. É verdade que as culturas humanas e os tipos raciais são tão distribuídos, que toda área tem seu próprio tipo e sua própria cultura; mas isso não prova que um determine a forma da outra. Igualmente é verdade que toda área geográfica tem sua própria formação geológica e sua própria flora e fauna, mas as camadas geológicas não determinam diretamente às espécies de plantas e animais que ali vivem.” (BOAS, 2005, p. 60).

Add a Comment